A Equipa PETRONAS De Rooy IVECO participará na edição Dakar 2017 com três camiões: um Iveco Powerstar 4x4 e dois Iveco Trakker 4x4
Gerard De Rooy lidera a equipa com o co-piloto Moi Torralardona ao comando do primeiro Iveco Powerstar. Ton van Genugten e o co-piloto Anton van Limpt, competem com o segundo camião, um Iveco Trakker, depois de terem conseguido um excepcional 5º lugar com o camião de apoio, que este ano está entregue à dupla Wuf van Ginkel e Bert van Donkelaar.
Pelo sétimo ano consecutivo, a Iveco será o patrocinador oficial da Equipa Petronas De Rooy Iveco, e fornecerá veículos, motores e peças, dando, assim, continuidade a uma parceria que tem permitido diversas vitórias ao longo dos últimos anos.
Na edição de 2017, um Iveco Powerstar 4x4 e dois Iveco Trakker 4x4 irão enfrentar quilómetro após quilómetro, as mais exigentes pistas na prova de resistência reservada a veículos todo-o-terreno. Os camiões estão equipados com motores Iveco Cursor 13 com potências até 900Cv, desenvolvidos pela FPT Industrial – marca da CNH Industrial – especialmente para a prova. Sete veículos adicionais – seis Trakker e um Daily – completam a Equipa Petronas de Rooy Iveco, que estarão como veículos de apoio e assistência.
O Dakar 2017 será uma prova extraordinariamente difícil e exigente para pilotos e veículos, com uma concorrência feroz e bem preparada: a 39ª edição do rali mais famoso do mundo será novamente na América do Sul. Com início a 2 de Janeiro em Asunción, no Paraguai, a prova atravessará o Paraguai, a Bolívia e a Argentina, percorrendo-se mais de 9000 quilómetros até à chegada, em Buenos Aires, agendada para 14 de Janeiro.
Nos dias 24 e 25 de Novembro, todos os concorrentes europeus e respectivas viaturas embarcarão no porto de Le Havre, França, numa travessia que levará cerca de um mês.
Pierre Lahutte, Presidente da marca Iveco, está, optimista: “Com a equipa que reunimos este ano, vamos tentar repetir o sucesso obtido na edição do ano assado, onde o domínio da Iveco foi evidente numa das mais competitivas edições de sempre do Dakar, com cinco marcas de camiões no Top 10. No que respeita a nós, estamos absolutamente confiantes na enorme fiabilidade dos nossos camiões nas pistas do Dakar, dando aos nossos pilotos as condições para darem o seu melhor na prova.”
Equipa PETRONAS De Rooy IVECO está pronta
Depois do excelente desempenho em 2016, na Equipa PETRONAS De Rooy IVECO está tudo preparado, e os seus pilotos, Gerard De Rooy e Ton van Genugten, estão prontos para assumir o desafio, contando, com o valioso apoio de Wuf van Ginkel.
Gerard De Rooy, que estará ao volante de um Iveco Powerstar na versão cabine basculante, é um piloto muito experiente que já demonstrou as suas elevadas competências inúmeras vezes, com vitórias memoráveis nas edições do Dakar 2012 e 2016. Será acompanhado pelo seu co-piloto espanhol, Moi Torrallardona, um experiente condutor que já competiu no Dakar ao lado de muitos pilotos famosos. Esta dupla, competiu junta pela primeira vez no Rali de Marrocos em 2015. A bordo do Powerstar também estará o mecânico Darek Rodewald, para prestar apoio técnico durante todo o rali.
O segundo camião, um Iveco Trakker com cabine simples, será conduzido por Ton van Genugten, camionista profissional cujo objectivo é levar o Trakker ao sucesso. Van Genugten protagonizou uma excelente estreia no ano passado ao comando do seu Iveco Trakker, terminando no 5º lugar da classificação geral. Para a edição Dakar 2017, o piloto espera poder estar à altura do seu companheiro e chefe de equipa, De Rooy. Anton van Limpt é o seu co-piloto habitual sendo, desde a edição do ano passado, o seu co-piloto para o Rali Dakar. Bernard der Kinderen, mecânico da equipa de De Rooy há muito tempo, estará a bordo do Trakker para prestar o apoio necessário à equipa de Van Genugten.
O outro Trakker será conduzido por Wuf van Ginkel, piloto que se estreia na formação da Iveco e que tem a tarefa de prestar “assistência rápida” durante a prova, transportando, essencialmente, peças sobresselentes de elevada importância. Erik Kofman será o seu co-piloto e Bert van Donkelaar o mecânico.
A FPT Industrial, marca do grupo CNH Industrial responsável pela concepção e produção das viaturas todo-o-terreno, assim como dos eixos e transmissões, prestará todo o apoio técnico à equipa, juntamente com a Sparco.
Um dos parceiros mais antigos da Iveco, a PETRONAS Lubricants apoiará o seu parceiro histórico na aventura do Dakar 2017 como Patrocinador Principal, e fornecerá lubrificantes e restantes fluidos aos veículos de competição e de assistência, sendo o principal parceiro técnico da Equipa PETRONAS De Rooy Iveco. …
Gerard de Rooy está pronto para o desafio: “A competição será difícil, mas a equipa está preparada. Nós preparámo-nos cuidadosamente, os nossos veículos já provaram que merecem confiança e que estão preparados para as condições mais duras que o Rali Dakar possa apresentar. Todos os elementos da equipa são muito experientes e…”
Frederico Villagra, condutor conhecido como “EL Coyote” e uma surpresa de sucesso na edição de 2016, competirá novamente ao volante de um Iveco Powerstar, liderando uma equipa argentina com olho no primeiro lugar.
Os veículos da corrida
O Iveco Trakker é um veículo concebido para se destacar mesmo nas missões mais extremas de circuitos todo-o-terreno. Com versões que variam entre as 18 e as 72 toneladas, o Trakker é a combinação perfeita de robustez e confiança, com o excelente conforto do Novo Stralis Active Day e Active Time, ambos na versão de cabine. A gama Trakker, …, oferece um amplo leque de personalização para variadas missões específicas, graças aos motores Iveco Cursor 13 e aos dois tipos de cabines disponíveis (Hi-Land e Hi-Track). Ambas as versões podem ter configurações em 4x2, 4x4, 6x4, 6x6 e 8x8, com potências do motor a variar entre 310 e 500Cv. Os tractores estão disponíveis nas variações de 4x2, 4x4, 6x4 e 6x6, com potências entre 360 ??e os 500Cv. Projectado para trabalhar em condições extremas, quer em estrada ou fora dela, o Trakker pode ser equipado para optimizar tanto a carga útil como o consumo de combustível.
Nos dias 24 e 25 de Novembro embarcaram no porto de Le Havre, no norte de França, as viaturas da Iveco, juntamente com outras da competição, nomeadamente, viaturas de assistência, apoio logístico e imprensa. Desde 2009, que o processo de carregamento dos veículos para o navio no segundo maior porto de França se tornou importante que, até certo ponto, passou a representar a primeira fase do rali. Além disso, este evento também oferece uma oportunidade única para ver os veículos numa atmosfera transformada, assumindo uma vibração distintamente sul-americana! A travessia atlântica durará cerca de um mês.
Acção e notícias em www.iveco.com/dakar
A Iveco manterá sempre os seus fãs actualizados em www.iveco.com/dakar, com actualizações diárias do decorrer da prova a partir da América do Sul. O website pretende detalhar o dia a dia da mais exigente e difícil prova de todo-o-terreno do mundo. Disponível em inglês e espanhol, actualizará diariamente os desempenhos e resultados da equipa Petronas De Rooy Iveco, bem como conteúdos multimédia transmitidos directamente da prova. Os canais de comunicação da Iveco nas redes sociais terão actualizações diariamente com as últimas notícias, assim como reportagens, vídeos e fotografias.
Iveco
Iveco é uma marca da CNH Industrial N. V., líder mundial na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: CNHI) e no Mercado Electrónico de Acções da Bolsa Italiana (MI: CNHI). A Iveco concebe, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos, desde comerciais leves, médios e pesados aos camiões todo-o-terreno.
A gama de produtos da marca inclui os modelos Daily, um veículo com pesos entre 3 e 7 toneladas, o Eurocargo de 6 a 19 toneladas, o Trakker (especialmente para missões todo-o-terreno) e o Stralis, ambos com mais de 16 toneladas. Além disso, a marca Iveco Astra projecta camiões todo-o-terreno, dumpers rígidos e articulados, bem como veículos especiais.
A Iveco emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Na área de produção está presente em 7 países em toda a Europa, Ásia, África, Oceânia e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias. Dispõe de 4.200 pontos de venda e serviço em mais de 160 países que garantem suporte técnico.
Para mais informações sobre a Iveco: www.iveco.com
Para mais informações sobre a CNH Industrial: www.cnhindustrial.com